Começar a programar em Small Basic - Parte 3

E hoje vamos continuar a série: Começar a programar em Small Basic, e neste artigo vamos melhorar substancialmente o nosso programa Olá Mundo!. A medida que avançamos, cada vez mais entenderá melhor a programar Small Basic, e assim poderemos aprender funcionalidades mais avançadas.

Se está a começar a programar Small Basic, recomendo-lhe que leia esta série de artigos por ordem. E os artigos já publicados, são:
Até agora o que fizemos foi colocar o programa a aparecer o texto que nós queríamos, e colocar-lo bonito com cores. No artigo de hoje vamos colocar o nosso programa no próximo nível. O programa em vez de mostrar Olá Mundo!, vai saudar o utilizador do programa. Mas como o programa vai saber que é? Simples... perguntando.
Se nós queremos que o programa pergunte o nosso nome, temos de aprender um serie de coisas novas. O que é? Operações novas, e variáveis. Variáveis? O que é isso?

Variáveis 
Imagine que variáveis são caixas. E as caixas servem para guardar coisas lá dentro. Coisas essas que podem ser usadas mais tarde e quantas vezes quisermos. Mas o que estiver guardado dentro de uma caixa não é preciso ser sempre a mesma coisa. Dentro de uma caixa cabem muitas coisas diferentes. As variáveis são a mesma coisa. Já percebeu para que queremos as variaveis para o nosso programa?

Se nós queremos saber o nome da pessoa para depois saúda-la com o nome dela temos de a guardar num lugar. E na programação usamos variáveis. E os programas podem ter as variáveis que nós quisermos. E tal como as pessoas, para podermos identificar-las cada uma delas tem um nome.

Então como declaramos uma variável? Basta darmos um nome, e atribui-lhe informação a guardar.
Um exemplo de atribuirmos informação:
 variavel_nome = "João"
Neste caso o nome da variável é variavel_nome. Colocando na prática, adicionamos esta linha de código (antes da escrita do Olá Mundo!), e fazemos um pequena modificação na linha de código que escreve: Olá Mundo!. Em vez de aparecer Olá Mundo, queremos que use essa variável. O código fica assim:
TextWindow.Write("Olá " + variavel_nome + "!")
Agora executamos o programa, e o resultado vai ser este:

Se alterarmos o que foi atribuído à variável, e executarmos o programa novamente vemos que a saudação também foi alterada. Mas, se também reparar na escrita do Olá, tem uns "+". Isso serve para concatenar (juntar, unir) texto.

Regras para dar nomes a variáveis
Para se dar nomes às variaveis existem algumas regras a seguir:
  1. O nome da variável tem de começar por uma letra e que não tenha o mesmo nome que uma keyword (palavra reservada).
  2. O nome apenas pode conter uma combinação de letras (a-z, A-Z), números (0-9), e underscores (_). Acentos (á, ê, õ, etc), cedilhas (ç), e outros caracteres especiais(€, #, %, etc), não serão aceites.
Exemplos correctos e incorrectos de variáveis:
numero_1 = correcto (segue todas as regras)
1primeiro = errado (começa por um numero)
if = errado (está em conflito com uma keyword)
número_1 = errado (tem acento no ú)
€uro = errado (tem o caractere especial €)

Ler entradas de texto
Agora que já entendeu o que são variáveis, só falta é colocar no programa a perguntar o nome, para depois guardar o que foi escrito na variável. E para isso usamos a operação: Read (ler). Tal como o nome diz, ele faz a leitura do que for escrito no programa. Quando escreve esta linha de código, o programa pára e espera que o utilizador introduza alguma coisa pelo teclado até que prime ENTER. A linha de código é esta:
TextWindow.Read()
Mas para que o programa guarde o que for introduzido, temos de colocar o nome da variável antes na mesma linha. Para perceber melhor; é assim que fica a linha de código:
nome = TextWindow.Read()
Ou seja, sempre que alguma operação devolver informação, colocarmos 1º o nome da variável onde vamos guardar a informação e de seguida do "=" colocamos a operação a fazer. Explicando melhor: o que estamos a fazer é a atribuir à variável nome, o texto que for devolvido pelo TextWindow.Read().

Então o programa completo fica assim:
TextWindow.Title = "Programa Olá Mundo!"
TextWindow.ForegroundColor = "Green"
TextWindow.BackgroundColor = "DarkRed"
TextWindow.Write("Qual é o teu nome? ")
nome = TextWindow.Read()
TextWindow.Write("Olá " + nome + "!")
Agora, é só executar-lo, e experimentar-lo. Um exemplo do programa em execução:

Agora o nosso programa está mais interactivo. Ele pergunta o nome da pessoa e saúda-o pelo seu nome.

Com o que já sabe até agora, já poderá criar uns programinhas engraçados. Experimente! Só com a prática é que se começa a programar bem!

Por hoje é tudo, num próximo artigo da série vamos melhorar ainda mais o nosso programa. E já sabem, se tiverem alguma dúvida, é só colocarem aqui o vosso comentário!

Próximo artigo da série: Começar a programar em Small Basic - Parte 4

5 comentários:

  1. não consegui entender , qual o código qeu insere a variavel?

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    1. TextWindow.Title = "Meu Programa"
      TextWindow.ForegroundColor = "red"
      TextWindow.BackgroundColor = "green"
      variavel_nome = "João"
      nome = TextWindow.Read()
      TextWindow.write("Vamos Aprender " + variavel_nome + "!")

      esta seria a informação que não etendeu

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  2. Otimo tutorial ,eu acabe de começar e estou fazendo tudo , voce escreve e explica muito bem, esta de parabéns

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  3. a variavel ta aparecendo junta do "olá" e da "!"

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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